Cerave_Blog

Ceramidas & Ácido Hialurónico: O seu papel para uma pele mais bonita

> Dicas e Conselhos

Ceramidas & Ácido Hialurónico: O seu papel para uma pele mais bonita

Porque é que uma barreira da pele saudável significa uma pele mais luminosa?

Uma barreira de pele forte é a melhor defesa contra a pele sensível e problemática, mas como pode garantir que a sua barreira da pele está a funcionar corretamente? Siga o nosso guia especializado para descobrir.

A Primeira Linha de Defesa

A nossa pele é o nosso maior órgão e a primeira linha de defesa para nos mantermos saudáveis. Está constantemente a trabalhar, com o estrato córneo, a parte mais externa da epiderme, atuando como uma linha de frente vital, protegendo-nos contra os perigos do meio ambiente: raios UV, poluição, infecção e outros agressores. Assim como uma segurança para a pele, a barreira existe para impedir que estes agressores passem e causem problemas. Uma barreira de pele fina, fraca ou danificada permite que os agressores entrem ou prejudiquem mais facilmente - e, portanto, a formação desta camada superficial pode ser a chave para reduzir a sensibilidade, irritação e envelhecimento prematuro da pele a longo prazo. A um nível mais superficial, é o sinal mais visível de que somos saudáveis do ponto de vista cosmético.

Compreenda a Estrutura da sua Pele

Para perceber como manter a sua pele saudável, é importante entender a estrutura da pele. Pense no estrato córneo - que é a camada externa da epiderme - como uma estrutura semelhante a uma parede de tijolos. Esta camada externa é composta de corneócitos (tijolos), que são mantidos no lugar por uma proporção definida de lípidos intercelulares (argamassa) composta por ceramidas (óleos), colesterol e ácidos gordos.

Quando a bicamada lipídica fica comprometida, a barreira da pele quebra, levando à perda de hidratação. A pele começa a ficar seca, sem luminosidade e pode escamar, provocar coceira e ficar mais vulnerável a agressores externos. Isso significa que os produtos químicos podem penetrar mais rapidamente e causar inflamação, que se manifesta como sensibilidade da pele.

Por que é que a barreira da pele às vezes fica enfranquecida?

Existem muitos fatores pelos quais a barreira da pele pode estar enfraquecida. Além de fatores ambientais, a sua pele pode ser afetada pela genética, cor e idade. Geralmente, quanto mais pálida a pele, mais fina é a barreira, o que significa que a pele pálida está mais sujeita a erupções cutâneas, sensibilidade e irritação. Adicionalmente, conforme envelhecemos a nossa pele fica mais fraca, em grande parte devido à quantidade de hidratação no nosso corpo. Quando nascemos, somos compostos por 75% de água, mas à medida que envelhecemos, esta percentagem cai drasticamente levando ao aparecimento de rugas, linhas finas, pele seca, gretada ou com problemas.

Os produtos que usamos também podem ser responsáveis pelo enfraquecimento da barreira da pele. Alguns ingredientes, como perfume em produtos, podem causar uma reação alérgica em algumas pessoas. Mesmo alguns cremes prescritos para acne e cremes esteróides prescritos para irritações graves, como eczema, podem causar um enfraquecimento da pele que, embora reduza a inflamação, deixa a pele vulnerável a outros agressores. Então, como pode fortalecer esta camada de superfície tão importante?

Como os produtos podem ajudar a manter a pele saudável.

Sensível ou não, a construção da barreira externa da pele beneficiará a aparência da pele e aumentará a sua resiliência e flexibilidade. Se a sua barreira cutânea estiver a funcionar perfeitamente, ela reterá a água de forma eficaz, mantendo-a hidratada. Como consequência, também é provável que pareça mais luminosa. Embora a sua pele produza naturalmente ácido hialurónico e ceramidas para mantê-la saudável e hidratada, factores como genética, meio ambiente, poluição, dieta e idade podem comprometer a capacidade da pele de agir adequadamente. E é aqui que os produtos cuidadosamente escolhidos e aplicados topicamente podem intervir e realmente ajudar.

A gama premiada CeraVe foi desenvolvida com dermatologistas especificamente para proteger a função de barreira da pele para uma pele hidratada e saudável. Todos os produtos contêm 3 ceramidas essenciais (1,3 e 6-II) e uma mistura cuidadosamente formulada de hidratantes ativos, ingredientes naturais da pele e emolientes que ajudam a proteger a barreira natural da pele, juntamente com o ácido hialurónico hidratante, um açúcar natural que pode ser absorvido a 1000 vezes o seu peso em água para ajudar a reter os níveis de hidratação natural da pele. Todas as soluções são movidas pela revolucionária tecnologia MVE, que garante a liberação contínua de ativos por um longo período de tempo, para uma hidratação 24h. Além disso, as fórmulas de CeraVe são não irritantes, não comedogénicas (não bloqueiam os poros) e não têm fragrância.

A gama CeraVe inclui cremes hidratantes, loções, cremes para as mãos, cremes para os olhos e produtos de limpeza adequados para cada tipo de pele e preferência. É a beleza acessível essencial que você não pode perder.