SPF
Tudo sobre pontos negros

Inicialmente, surge uma microlesão sobre a pele devido à combinação de sebo, oleosidade e poros dilatados e à hiperqueratinização (acumulação de células e espessamento da pele). Esta microlesão é invisível a olho nu, transformando-se posteriormente num ponto negro ou branco. O ponto negro deve-se ao contacto do sebo com o oxigénio do ar, que é responsável pela oxidação, dando-lhe o seu aspeto característico.

Pontos negros e a acne


A acne é uma das doenças de pele mais frequentes, afetando uma grande percentagem da população em algum momento da sua vida. A acne comedónica é a forma mais ligeira da doença, porém a mais frequente, caracterizada por pontos negros e pontos brancos, evoluindo, habitualmente, de forma favorável e sem complicações. Neste tipo de acne, é provável ocorrer a formação de cicatrizes, se os pontos pretos e borbulhas não forem tratados com o devido cuidado.

Apesar de não serem considerados lesões inflamatórias, a influência estética que eles têm na aparência podem afetar a forma como se vê ao espelho e, consequentemente, a autoestima. Mas não se preocupe, a boa notícia é que é possível tratar e remover os pontos negros. Basta ser paciente e, com alguma dedicação e a rotina de skincare adequada, é possível livrar-se deles.

Minimiza os surtos ao ser consistente com uma rotina de cuidados de pele. Opta por um produto que possa responder a todas as tuas preocupações de pele, como secura ou marcas pós-acne, assim como a acne em si. Cuida da pele de dia e de noite - e usa produtos concebidos especificamente para cada momento do dia.

Tratar e prevenir os pontos negros


É muito tentador espremer, mas é preciso ter cuidado, pois ao espremer pode acabar por infetar o poro onde se está a desenvolver e levar ao aparecimento de borbulhas ou, como já foi referido, na pior das hipóteses, gerar uma cicatriz. O melhor será optar por um tratamento indicado para a pele com tendência acneica e cuidar da pele diariamente. Em casos mais persistentes, o dermatologista poderá ainda sugerir tirar os pontos negros através de uma limpeza de pele ou recorrendo a técnicas de tratamento com laser.

O uso consistente de uma rotina adequada é a forma perfeita de recuperar a sua pele, e de te eliminar os pontos negros de uma vez por todas.

foliculite

Limpeza da pele com ponto negros


No que diz respeito a produtos para tratar os pontos negros, o ácido salicílico é o seu melhor aliado. O Gel de Limpeza Controlo de Imperfeições da CeraVe, é um cuidado de limpeza para imperfeições com ácido salicílico, um esfoliante eficaz que ajuda a remover as células mortas, os pontos negros e o excesso de sebo. Desenvolvido por dermatologistas. A argila purificante ajuda a melhorar a aparência dos poros. Formulado com Tecnologia de Absorção de Óleo numa textura refrescante gel-para-espuma, este produto anti-imperfeições limpa a pele e trata os poros, ajudando a prevenir novos surtos de acne, enquanto mantém a barreira protetora da pele, graças a 3 ceramidas essenciais.

Sérum facial anti-imperfeições como são os pontos negros


E não desespere com as manchas na sua pele causadas por imperfeições passadas! O Sérum Retinol Antimarcas da CeraVe irá ajudar a suavizar e melhorar a textura da pele, reduzindo o aparecimento de marcas pós-acne, minimizando o aspeto dos poros e refinando a superfície da sua pele. Para além do retinol encapsulado, que ajuda a revitalizar a pele, e do extrato de raiz de alcaçuz, também é formulado com niacinamida e três ceramidas essenciais para ajudar a restaurar a barreira da sua pele. Este sérum retexturizante leve e de rápida absorção ajuda a reparar a uniformidade da pele e a promover uma tez saudável, para ver-se livre das manchas de uma vez por todas.

Hidratação da pele do rosto adequada a pele com imperfeições


Outro ótimo aliado para a incorporar na rotina de cuidados de pele é o Gel Controlo Imperfeições. Proporciona um cuidado leve e hidratante para todo o rosto e elimina as imperfeições, ao mesmo tempo que ajuda a prevenir novos surtos, enquanto minimiza a obstrução dos poros sem secar a pele. Formulado com 3 ceramidas essenciais para ajudar a manter a barreira natural da pele e com Niacinamida para ajudar a apaziguar. Com uma utilização recomendada de uma vez por dia, à noite, esta fórmula com uma combinação poderosa de AHA e BHA, não contém óleos nem álcool desidratante, deixando a pele mais iluminada, macia e notavelmente mais limpa após 3 dias.