SPF
Banner Image

VISÃO GERAL

Enquanto especialistas de cuidados de pele, os dermatologistas estão capacitados para compreender a pele melhor do que ninguém. Ajudam a identificar problemas, tratam várias doenças e aconselham sobre rotinas de cuidados e produtos - incluindo hidratante de corpo para todos os tipos de pele. Neste guia, partilhamos algumas das melhores práticas para a hidratação do corpo que os dermatologistas recomendam com frequência aos seus pacientes. Mais à frente, aprende como escolher o hidratante de corpo adequado às tuas necessidades, para garantir uma pele suave e hidratada e com um aspeto saudável.

5 DICAS PARA HIDRATAR

  • Utilizar um hidratante com ceramidas
  • Escolher a textura adequada para o teu tipo e preocupações de pele
  • Hidratar todos os dias
  • Aplicar o hidratante sobre pele limpa e húmida
  • Hidratar o rosto e o corpo


CONSELHOS DE HIDRATAÇÃO CORPORAL

1. UTILIZAR UM HIDRATANTE COM CERAMIDAS

”As ceramidas, que são lípidos essenciais que se encontram naturalmente na pele, desempenham um papel fundamental para [manter] uma barreira da pele saudável,” explica a dermatologista Dra. Jenny Liu. “Quando os níveis de ceramidas diminuem, podem conduzir a uma pele seca e irritada”. De acordo com a Dra. Liu, usar hidratantes com ceramidas “pode ajudar a [hidratar] a pele seca e irritada ao repor os níveis de ceramidas na barreira da pele”. Sabe mais sobre as importantes funções das ceramidas na manutenção da barreira protetora da pele no nosso guia de ceramidas para o cuidado da pele.

pt-banner-two

2. ESCOLHER A TEXTURA ADEQUADA PARA O TEU TIPO E PREOCUPAÇÕES DE PELE

Os hidratantes são um produto de cuidado de pele para todas as situações. Existem em diversas formas — como cremes e loções— que podem variar bastante em termos de texturas, ingredientes e finalidades. De forma a encontrar o hidratante mais adequado ao teu tipo de pele, é necessário considerar a tua atual rotina, ambiente e objetivos.

Precisas também de procurar hidratantes que contenham os ingredientes ativos específicos para os teus problemas de pele. Se estás preocupado com a tua pele áspera e irregular, por exemplo, poderás optar por um hidratante como Creme com Ureia Alisador Antirrugosidades | CeraVe com Ácido Salicílico para Pele Seca, Áspera e Irregular.

Para ajudar a escolher a textura adequada para as necessidades da tua pele, existem algumas diferenças entre loções e cremes:

  • Loções: As loções contêm uma textura ligeiramente cremosa, mas com mais água do que os cremes. São normalmente descritas como leves e fáceis de absorver pela pele. Uma vez que as loções corporais são formuladas com mais água do que os cremes, podem ser um hidratante eficaz para muitos tipos de pele.
  • Cremes:Estes hidratantes contêm normalmente uma consistência mais rica do que as fórmulas das loções. Uma vez que contêm normalmente um conteúdo mais elevado de óleo, os cremes tendem a ter uma textura mais espessa que é mais adequada para as peles mais secas, pele madura e para a secura sazonal durante o inverno.
pt-banner-three

3. HIDRATAR TODOS OS DIAS

Todos os produtos de cuidados de pele requerem uma utilização consistente de forma a poderem proporcionar todos os seus benefícios - incluindo o hidratante. “É muito importante tornar a hidratação uma rotina, tal como escovar os dentes de manhã e à noite”, diz o dermatologista Dr. Daniel Sugai. Hidratar o teu corpo duas vezes por dia pode ajudar a manter a tua pele devidamente hidratada e nutrida e ajuda a prevenir a secura. É muito importante não descuidar a hidratação diária mesmo quando estamos com pressa ou em viagem, de acordo com o Dr. Sugai, que recomenda termos sempre connosco o nosso hidratante para quando vamos de viagem, “para utilizarmos algo a que estamos habituados, para respeitar a barreira da pele.”

pt-banner-four

4. HIDRATAR SOBRE UMA PELE LIMPA E HÚMIDA

Para ajudar a prevenir a perda de água, é frequente os dermatologistas recomendarem aplicar o hidratante em pele ligeiramente húmida, após o banho. “Hidratar após o duche? Tudo se resume a reter a humidade,” diz o Dr. Daniel Sugai. Quando a pele está ligeiramente húmida, ajuda os hidratantes a atuar mais eficazmente e a selar a humidade. Para otimizar a tua rotina de hidratação, também deverás evitar os hábitos de banho que possam potencialmente secar e irritar a tua pele. “Não aos banhos longos e com água muito quente”, diz a dermatologista Dra. Adeline Kikam, “porque isso pode desidratar a pele.”

pt-banner-five

5. HIDRATAR O ROSTO E O CORPO

Como diz a Dra. Adeline Kikam: “Cuidamos do rosto, mas e em relação ao resto da pele do corpo?” Por outras palavras, a tua rotina de hidratação deverá proporcionar todo o cuidado e nutrição tanto para a tua pele abaixo como acima do pescoço. “Hidratar todo o corpo permite à pele ter um [aspeto] saudável - mesmos as partes menos visíveis”, diz a Dra. Kikam. Não te esqueças das zonas do teu corpo com maior tendência para ficarem secas, como as mãos, os pés, os joelhos e os cotovelos.

pt-banner-five


FAQs

  • Os hidratantes são produtos de cuidado da pele desenvolvidos principalmente para prevenir e tratar a pele seca. Conseguem-no de duas formas: hidratando diretamente a superfície da pele e selando a humidade com a criação de uma barreira protetora. Alguns cumprem apenas uma destas funções, enquanto outros cumprem ambas.

    Muitos produtos hidratantes contêm uma combinação de ingredientes que atua para proporcionar múltiplos benefícios simultaneamente, como o CeraVe Creme Hidratante. Formulado com três ceramidas essenciais e ácido hialurónico, este creme hidratante sem perfume ajuda a selar a humidade e ajuda a restaurar a barreira protetora da pele.

  • Existem três tipos de ingredientes que se encontram nos hidratantes: oclusivos, emolientes e humectantes. Os emolientes contêm uma mistura de óleo e água e ajudam a suavizar e a alisar a pele. Os oclusivos (como o petrolato) formam uma camada protetora que sela a humidade e impede que a água se evapore da pele. Os humectantes (como o ácido hialurónico) atraem e selam a humidade na pele.

    Além destes três tipos de ingredientes, os hidratantes CeraVe também contêm ingredientes que apoiam a barreira — como as nossas três ceramidas essenciais — que ajudam a manter a barreira protetora da sua pele. Esta barreira protetora é essencial para a saúde da pele, uma vez que mantém no seu interior a tão necessária humidade e afasta os irritantes externos.

  • Todos os tipos de pele requerem uma hidratação adequada para se manterem suaves, radiantes e saudáveis. Tal como mencionou a Dra. Jenny Liu, problemas como o défice de ceramidas e a perda de água podem contribuir para uma pele seca, com prurido e desconfortável. Também podem perturbar a sua função de barreira. O prurido, a secura e a inflamação contribuem para a rutura da barreira da pele,” explica o Dr. Daniel Sugai. Utilizar regularmente um hidratante devidamente formulado pode ajudar o aspeto geral da pele e manter uma barreira de pele saudável. “Hidratar o corpo diariamente [pode ajudar] a prevenir o aparecimento de problemas de pele, como o eczema,” explica a Dra. Adeline Kikam.

  • Escolher um produto devidamente formulado é essencial para otimizar os efeitos dos ingredientes dos hidratantes. Os hidratantes CeraVe são formulados com uma combinação de ingredientes hidratantes e apaziguantes para deixar a pele suave e confortável. Isto inclui três ceramidas essenciais, assim como ácido hialurónico, glicerina, e petrolato. Todos os nossos hidratantes recomendados por dermatologistas não contém perfume, são testados para alergias e desenvolvidos por especialistas para ajudar a manter a barreira protetora da pele.

  • O hidratante deve ser usado diariamente como parte da rotina de cuidados de pele e conforme a necessidade de hidratação da tua pele. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, o momento ideal para aplicar um hidratante é imediatamente após o banho ou depois de lavar as mãos. Ter sempre connosco um creme de mãos não oleoso para usar depois de lavar as mãos é uma boa forma de impedir que as mãos fiquem secas quando não estamos em casa, como o CeraVe Creme Reparador de Mãos.

  • A quantidade ideal irá depender da consistência do produto e da zona do corpo a hidratar. Aplicar uma loção corporal em todo o corpo após o duche implica termos de cobrir uma maior superfície do que quando usamos, por exemplo, um creme de mãos. Geralmente, as loções corporais de base aquosa têm uma consistência mais fina do que os cremes de corpo com uma textura mais rica, o que lhes permite serem espalhados mais facilmente e cobrir mais áreas com menos produto. Quer estejas a aplicar uma loção corporal, um creme para as mãos ou para os pés, deverás aplicar uma quantidade generosa para cobrir totalmente a área pretendida e para garantir uma distribuição uniforme. Aplica sempre os hidratantes de acordo com as instruções da embalagem para obter os melhores resultados ou conforme recomendado pelo teu médico.

  • A pele seca do teu corpo pode ter várias causas, que poderão não ser resolvidas apenas com a hidratação. Se sofrers de pele seca crónica, que seja escamosa, lascada, dolorosa ou gretada, é importante que consultes um dermatologista, uma vez que poderá ser um sinal de doenças ou problemas de pele subjacentes.