Melhores conselhos e dicas para eliminar as borbulhas nas costas
O aparecimento de borbulhas nas costas e nos ombros pode ser caracterizado como acne nas costas (ou “bacne” ). Neste tipo de acne, as borbulhas podem apresentar morfologia inflamada e serem bastante desconfortáveis e até dolorosas. A acne pode ocorrer por diversas causas. E tratar as borbulhas nas costas não é tão diferente quanto as que nos aparecem na área do rosto ou pescoço, zonas onde é mais comum desenvolverem-se este tipo de lesões. Mas primeiro é necessário compreender os processos biológicos que podem estar por trás do aparecimento das borbulhas.
De uma forma geral, quando a produção de sebo por parte das glândulas sebáceas é excessiva, a pele fica oleosa e, combinada com a falta de limpeza, pode conduzir ao aparecimento da acne. Os poros ficam obstruídos e inflamados, dando origem a borbulhas. Outros fatores que também podem estar associados à acne são: acumulação de células mortas ou contaminação da pele com bactérias causadoras de acne.
“Bacne”: Causas e fatores agravantes
A acne pode aparecer em qualquer idade e pode afetar qualquer pessoa, porém existe uma maior probabilidade e é mais comum em adolescentes, devido às alterações hormonais características da puberdade. De seguida, enumeramos alguns dos fatores que podem ter um impacto no agravamento da bacne ou acne nas costas:
- Fraca higiene. Por exemplo, não tomar banho depois de atividade física intensa, associada à fricção da roupa na pele, pode agravar os sintomas da acne.
- As bactérias presentes em lençóis, toalhas ou roupas sujas, ao entrarem em contacto com a pele, podem agravar a condição.
- O uso de produtos comedogénicos que provocam o entupimento dos poros. Alguns tipos de medicação também têm este efeito.
Tipos de acne nas costas
A acne nas costas pode apresentar-se de diversas formas. Como já foi referido, o mais comum é apresentar-se em forma de borbulhas. E a disposição das borbulhas nas costas pode ser mais ou menos dispersa, sendo que estas borbulhas podem ser extremamente incomodativas e dolorosas. Mas existem lesões mais graves que caracterizam subtipos de acne. A formação de cistos ou nódulos (formam-se sob a superfície da pele), caracteriza a acne cística e a acne nodular que, em muitos dos casos, requerem a atenção de um dermatologista.
Tratamento anti-acne nas costas
Hoje em dia, é possível tratar eficazmente a acne, existe uma variedade de ingredientes específicos anti-acne. Um dos mais conhecido é o peróxido de benzoílo, comprovado na luta contra a acne e que tem sido usado de forma segura e eficaz durante décadas. Atua para minimizar as bactérias que desempenham um papel nos surtos de acne, de forma a ajudar a eliminar as imperfeições e a prevenir a formação de novas. Embora seja possível encontrar peróxido de benzoílo numa vasta gama de concentrações e diferentes formulações de produtos, o melhor é consultar um dermatologista quando escolher um cuidado para a acne.
Prevenção e cuidados a ter com as espinhas nas costas
A regra de ouro a ter em mente no seu percurso para tratar das espinhas nas costas é a de evitar espremer ou simplesmente mexer com as mãos. Sejam borbulhas ou pontos negros, por mais tentador que possa parecer, não o faça! Corre o risco de provocar uma infeção ou levar à formação de cicatrizes de acne.
Outros cuidados que deve ter passam por manter a pele limpa e higienizada. Lembre-se sempre de usar produtos não comedogénicos e específicos para uma limpeza da pele com acne adequada. E troque regularmente a roupa da cama e os atoalhados para prevenir que as bactérias se acumulem.
E se quer evitar o reaparecimento ou aparecimento da acne nas costas, os cuidados são exatamente os mesmos, é fundamental manter a pele limpa e hidratada.
Aplique o gel de limpeza antirrugosidades. Desenvolvido por dermatologistas, a sua fórmula limpa suavemente enquanto esfolia, sem alterar a barreira cutânea protetora da pele. Com 3 ceramidas essenciais, ácido salicílico e ácido hialurónico, ajuda a eliminar as células mortas enquanto mantém a pele equilibrada e suavizada. Misture na mão com um pouco de água até fazer espuma, massaje suavemente sobre a zona e enxague. Este tratamento não contém microesferas, garantindo assim não irritar a sua pele. É um produto adequado para peles sensíveis.
Depois da pele limpa e seca, está na hora de hidratar. Aplique generosamente o creme alisador antirrugosidades com 10% de ureia. É um hidratante e esfoliante formulado para melhorar a textura e reparar a barreira protetora da pele. Desenvolvido por dermatologistas, este creme é formulado para esfoliar, suavizar e alisar eficazmente a pele seca, áspera e irregular enquanto ajuda a restaurar a barreira cutânea protetora da pele. Com 3 ceramidas essenciais, ácido salicílico e ureia que ajuda a manter os níveis de hidratação na pele, a tecnologia MVE garante a libertação dos ingredientes ativos, camada após camada, para ajudar a manter a pele suave e hidratada durante todo o dia.