Distinga os diferentes tipos de eczema na pele e saiba como tratar
O eczema na pele resume-se a uma inflamação que afeta o tecido cutâneo, também conhecida como dermatite atópica. Existem diferentes tipos de eczema dependendo dos sintomas e apresentação mas, na sua conformação geral, tem vários aspetos comuns. Confundido por vezes com uma simples irritação da pele, o eczema pode ser um problema dermatológico com características mais ou menos graves.
Sintomas de eczema na pele
O eczema na pele é caracterizado por uma vermelhidão tópica, normalmente acompanhada de uma sensação de prurido, comichão intensa. A textura da pele é alterada, ficando com uma aparência escamosa e áspera.
O eczema é uma patologia atópica que é caracterizada geralmente pelos sintomas à superfície da pele. Estes sintomas têm uma origem alérgica, dependendo do tipo de eczema.
Tipos de eczema e causas
Existem alguns tipos de eczema, mas são duas as formas principais de caracterização: eczema atópico e eczema de contacto alérgico. Apesar de terem sintomas parecidos, existem alguns aspetos que diferem entre estes dois subgrupos.
O eczema atópico apresenta uma ligação a outras patologias que a pessoa possa ter, nomeadamente do foro alérgico, como a rinite alérgica e a asma. A sua apresentação de sintomas passa pela vermelhidão e secura já referidas, ao qual acrescem as cicatrizes que se formam da comichão contínua e persistente. Os locais onde as manchas vermelhas se apresentam variam de pessoa para pessoa, dependendo muito da faixa etária, sendo mais comum o eczema no rosto em crianças, assim como nas mãos ou noutras zonas dos membros.
Já o eczema por contacto alérgico normalmente deriva do contacto com alergénicos, sejam eles cosméticos ou outros produtos de diferentes origens. O contacto prolongado ou repetitivo desencadeia uma reação alérgica na pele, podendo mesmo ocorrer a formação de pequenas vesículas, para além dos sintomas já descritos, na zona da vermelhidão.
Como prevenir o aparecimento de eczema na pele?
Dependendo do tipo de eczema em questão, a sua prevenção pode ou não necessitar de envolvimento médico. O eczema de contacto alérgico em teoria pode ser prevenido evitando o contacto com o alergénico em questão. Já para o eczema atópico, uma vez que está relacionado com outras patologias, a sua prevenção é um pouco menos controlável.
No entanto, para ambas as situações, é possível manter a pele preparada e prevenida, para que os sintomas possam ser menos severos e agressivos para a pele.
Eczema, tratamento e cuidados a ter com a pele
Se tem uma predisposição para o desenvolvimento do eczema na pele, o acompanhamento médico profissional é sempre uma boa recomendação, uma vez que ele lhe poderá indicar qual o tratamento, os melhores cremes para o eczema, sejam eles corticóides ou até terapias alternativas. Sejam crianças ou adultos, ninguém está livre de desenvolver eczema, uma vez que é uma patologia que não escolhe faixas etárias.
As agressões na pele provocadas pelo eczema podem ser agravadas se a pele não tiver um cuidado garantido, especialmente hidratação. A hidratação da pele é essencial para a sua função de barreira protetora. Uma pele desidratada e seca é mais sensível às agressões externas, o que agrava os sintomas do eczema, assim como a possibilidade de levar ao desenvolvimento de outras lesões.
Para garantir que a sua pele e a da sua família estejam sempre hidratadas, a CeraVe tem ao dispor uma variedade de cuidados hidratantes.
Cuidado hidratante para prevenir o eczema na pele
Creme Hidratante
Desenvolvido por dermatologistas, o Creme Hidratante CeraVe hidrata eficazmente, enquanto que ajuda a reparar a barreira cutânea do rosto e corpo. Este creme de textura rica, não colante, com 3 ceramidas essenciais e ácido hialurónico, oferece uma hidratação ao longo de todo o dia. A sua fórmula sem perfume é adaptada para crianças e adultos. Graças à tecnologia MVE, é possível garantir a libertação controlada dos ativos para ajudar na hidratação contínua durante todo o dia. Aplique generosamente na pele.
Loção Hidratante
Se prefere uma textura mais fluída, a Loção Hidratante hidrata eficazmente a pele seca ou sensível do rosto e do corpo. Esta loção leve, não colante, tem na sua fórmula 3 ceramidas essenciais, características dos produtos CeraVe, assim como ácido hialurónico. Esta substância tem a capacidade de reter grandes quantidades de água, o que potencia a hidratação prolongada da pele.
Hidratante Facial
E porque a pele do rosto merece um cuidado específico, aplique a Loção Facial Hidratante da CeraVe. Com a presença de vitamina B3 na sua composição, ajuda a acalmar até a pele mais sensível. Também formulada com a tecnologia MVE, a hidratação contínua da pele do seu rosto é assegurada ao longo do dia. Uma fórmula sem perfume que não irá obstruir os poros, graças ao facto de ser um cuidado não comedogénico.
A hidratação da pele é um passo importantíssimo para garantir uma pele saudável, mas precisa de estar implementada numa boa rotina de cuidados. Limpar, hidratar e proteger a pele são os conselhos que deve sempre ter em conta.
E, se com todos os cuidados o eczema na pele se manifestar gravemente, lembre-se que deve sempre consultar um profissional, pois a sua pele pode precisar de tratamento médico.