O que é a foliculite, porque aparece e qual o melhor tratamento?
A foliculite é uma infeção na pele que atinge os folículos pilosos, estruturas responsáveis pela formação e crescimento do pelo, podendo ser provocado por diferentes agentes patogénicos, como bactérias ou fungos. Um tipo conhecido de foliculite é a foliculite da banheira de hidromassagem, que ocorre devido ao tratamento químico inadequado da água, que posteriormente leva à propagação de microrganismos responsáveis pela infeção.
Para além de todos os microrganismos patogénicos que podem estar na origem da foliculite, esta também pode ser causada por pelos encravados. Pessoas que tomam antibióticos ou apresentam quadros clínicos de diabetes ou HIV também correm o risco de desenvolver foliculite. Adicionalmente, existem vários fatores determinantes que podem potencializar a infeção; alguns destes fatores são a transpiração, a fricção e o trauma ou oclusão da pele infetada.
Quais os principais sintomas da foliculite?
A foliculite pode ser superficial ou profunda, distinguindo-se pelos sintomas que apresenta:
- Foliculite Superficial: A pele pode apresentar uma cor avermelhada e estar inflamada, com comichão e sensibilidade na região. É conhecida por afetar apenas a parte superior do folículo piloso e manifesta-se sob a forma de pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus.
- Foliculite Profunda: É mais grave, uma vez que, quando a inflamação atinge áreas mais profundas, pode haver a formação de furúnculos, com grandes áreas avermelhadas, sensíveis e doridas, acrescentando-se a formação de lesões com inchaço e pus amarelado no centro. Pode também ocorrer prurido e dor intensa. Nestes casos, ocorrendo a destruição do folículo piloso, a probabilidade de formação de cicatrizes é maior.
Diferentes tipos de foliculite
Dependendo do local onde se desenvolve a foliculite, pode ser classificada em diversos tipos. De seguida, enumeramos alguns exemplos, uma vez que de acordo com a localização, a foliculite pode ser classificada como:
- Foliculite no rosto: esse tipo de foliculite pode ser causado pelo uso de lâminas ou ceras depilatórias, afetando todo o rosto e a região da barba; assim como o contacto com substâncias que irritam ou bloqueiam os folículos, nomeadamente maquilhagem, sujidade ou cosméticos inadequados.
- Foliculite nas pernas (assim como nos braços): pode surgir devido à depilação com lâminas de barbear ou cera, ou pela fricção da pele causada por roupas apertadas.
- Foliculite nas axilas: pode surgir tanto em homens como em mulheres e, normalmente, é causada pela depilação com cera ou lâminas, que combinada com a humidade natural da zona, pode resultar no aparecimento da foliculite.
- Foliculite nas nádegas: é bastante comum tanto em homens como em mulheres e é causada por bactérias, levando ao aparecimento de pequenas borbulhas.
- Foliculite na virilha:a depilação pode provocar pelos encravados, favorecendo o aparecimento de foliculite. Além disso, o uso de roupas apertadas pode aumentar a fricção, o calor e a humidade na região, promovendo o aparecimento de infeções bacterianas.
Tratamento e prevenção da foliculite
Os casos menos graves de foliculite, muitas das vezes, curam-se sozinhos sem a necessidade de recorrer a um dermatologista. A aplicação de compressas com água tépida na zona pode ajudar a aliviar a sensação de prurido. Já os casos mais persistentes, recorrentes ou graves podem exigir atenção profissional e tratamento específico para o tipo de infeção. Frequentemente recorre-se a antibióticos aplicados localmente, por via oral ou ambas. Quando evolui para formação de furúnculos, pode ser necessária uma drenagem cirúrgica.
Dicas para prevenir o aparecimento de foliculite
Existem vários fatores que influenciam e/ou potencializam a foliculite, por isso existem alguns passos que podem ser seguidos para prevenir o seu aparecimento:
- Evitar o uso de roupas ou acessórios apertados que estejam em contacto com a pele.
- Ter atenção a doenças da pele como dermatite ou acne que podem, consequentemente, levar ao aparecimento de foliculite.
- Tomar banho com sabão neutro logo após usar piscina, banheira ou saunas.
- Manter bons hábitos de higiene e de limpeza da pele.
- Não usar banheiras ou saunas que não estejam devidamente higienizadas.
- Evitar usar cremes, perfumes ou outros produtos irritantes sobre as lesões.
Como cuidar da pele com foliculite?
Para além de todos estes cuidados, é sempre importante manter a pele do seu corpo cuidada e hidratada, e garantir uma esfoliação adequada para que não haja acumulação de sujidade ou de células mortas que, associadas a outros fatores, podem levar a cenários de foliculite. Em ambientes com menos humidade no ar ou em zonas mais secas do nosso corpo, a pele ressente-se, ganhando uma consistência mais áspera e escamosa, havendo uma quebra na hidratação da pele. A limpeza e hidratação ideal podem ser conseguidas com o gel de limpeza antirrugosidades e o creme alisador antirrugosidades com 10% de ureia. Criados especialmente para quem tem pele sensível, seca, áspera e irregular, com três ceramidas essenciais que mantêm a pele hidratada até 24 horas.
- Gel de Limpeza Antirrugosidades, com uma fórmula sem perfume e hipoalergénica, desenvolvida por dermatologistas, limpa suavemente enquanto esfolia, sem alterar a barreira cutânea protetora da pele. Enquanto que o ácido salicílico esfolia suavemente, ajudando a eliminar as células mortas da pele, a niacinamida ajuda a suavizar a pele.
- Creme Alisador Antirrugosidades contém 10% de ureia que retém a hidratação e suaviza a pele, assim como o ácido hialurónico, enquanto o ácido salicílico esfolia suavemente, ajudando a eliminar as células mortas da pele. Graças à tecnologia MVE, liberta os ingredientes ativos, camada após camada, para ajudar a manter a pele suave e hidratada durante todo o dia.