SPF
Xerose senil: a secura das peles maduras

Visão global

A limpeza do rosto é um passo fundamental do cuidado da pele se quiseres manter uma pele com aspeto saudável, equilibrada, hidratada e confortável. Assim, a frequência com que lavas o rosto pode ter um grande impacto no aspeto e na sensação da tua pele. A regra geral sempre foi lavar o rosto duas vezes por dia, de manhã e à noite . No entanto, mais recentemente, tem havido um debate contínuo sobre a necessidade de uma limpeza matinal - especialmente se tiveres uma pele seca e sensível. Algumas pessoas acreditam que não lavar o rosto de manhã pode ajudar a tua pele a reter os seus óleos naturais. Para ajudar a esclarecer as coisas, explicamos-te com que frequência deves realmente lavar o rosto e partilhamos dicas para criar a melhor rotina de limpeza para as necessidades específicas da tua pele.

Os Benefícios de uma Limpeza Matinal Suave

  • Lavar o rosto de manhã ajuda a remover o suor, a sujidade, o excesso de oleosidade e as bactérias que se podem acumular na superfície da pele durante a noite.
  • Usar um produto de limpeza matinal para o teu tipo de pele pode ajudar a evitar os poros obstruídos, que podem levar a surtos de acne e outras preocupações cutâneas.
  • A limpeza ajuda a eliminar os ingredientes de cuidado da pele da tua rotina de noite, como o retinol ou o ácido glicólico.
  • Iniciar a tua rotina matinal com uma tela branca pode ajudar a preparar o terreno para o resto dos produtos seguintes.

O que é um Produto à Base de Água?

 É mau lavar o rosto de manhã?

 Lavar o rosto de manhã não é mau para a tua pele. De facto, é uma parte essencial de qualquer rotina de cuidado da pele bem estruturada. A American Academy of Dermatology (AAD) recomenda que laves o rosto de manhã, antes de te deitares e depois de transpirar - independentemente do teu tipo de pele .1 Segundo a AAD, limpeza do rosto de manhã tem um objetivo importante: eliminar as bactérias, o suor e a sujidade que se podem depositar no rosto durante a noite.2 Ensaboares-te de manhã também ajuda a começar a tua rotina de cuidado da pele matinal com uma tela limpa — permitindo uma absorção ideal do produto. Ajuda a preparar a tus pele para os essenciais de cuidado da pele matinais (como o protetor solar) e remove quaisquer resíduos de produto da noite anterior.

Se incluires slugging na tua rotina de cuidado da pele de noite, a limpeza matinal torna-se obrigatória. As pomadas oclusivas usadas no slugging criam uma barreira física na superfície da pele que sela a hidratação no interior (assim como os produtos de cuidado da pele de noite). Se não forem adequadamente lavados de manhã, isto pode interferir com a absorção dos teus produtos de cuidado da pele diários, para além de conferir à tua pele um aspeto brilhante.

 Posso Lavar o Rosto Apenas Com Água de Manhã?

 Embora salpicar um pouco de água fresca no teu rosto logo de manhã possa ser refrescante, normalmente não é suficiente para limpar eficazmente a superfície da pele. Muitos produtos de cuidados de pele de noite (como séruns de retinol e cremes de noite antienvelhecimento) contêm ingredientes ricos em emolientes que não são hidrossolúveis – o que significa que não se dissolvem em água. Sem uma limpeza adequada, a oleosidade e outras impurezas podem acumular-se na superfície da pele, obstruindo os poros e criando preocupações cutâneas, como surtos, brilhos e pele baça.

 Dito isto, a pele de cada pessoa é diferente. Pode haver alguns casos em que o teu dermatologista pode recomendar uma abordagem apenas com água de manhã. Se pensas que este método pode ser útil para a tua pele seca, sensível, com prurido ou comprometida, é importante consultares um dermatologista certificado para obter aconselhamento personalizado.

 Posso Não Aplicar o Produto de Limpeza de Manhã e Usar um Tonificador?

Os produtos de limpeza facial e os tonificadores são dois tipos diferentes de produtos de cuidado da pele com utilizações e benefícios únicos. Os produtos de limpeza são utilizados como o primeiro passo na tua rotina de cuidados de pele para remover completamente o excesso de oleosidade, sujidade e outras impurezas da superfície da pele. Entretanto, os tónicos faciais podem ser utilizados após a lavagem do rosto para ajudar a restaurar o equilíbrio do pH da pele, refrescar a tua pele e remover qualquer sujidade ou oleosidade. Mesmo que os tonificadores possuam propriedades de limpeza, não são o mesmo que um produto de limpeza facial.

Se quiseres incluir um tónico facial depois da tua limpeza matinal, a nossa recomendação é CeraVe Hydrating Toner. Esta fórmula leve e com pH equilibrado remove instantaneamente os resíduos remanescentes sem perturbar a barreira protetora da pele. É formulada com as nossas três ceramidas essenciais, ácido hialurónico e niacinamida e detém uma textura não oleosa de rápida absorção que deixa todos os tipos de pele com uma sensação fresca, limpa e equilibrada após a utilização.

 É Mais Importante Limpar de Manhã ou à Noite?

A limpeza é um passo essencial de qualquer rotina de cuidado da pele, tanto de manhã como à noite. Dito isto, as opiniões dos especialistas podem divergir relativamente à importância de uma sobre a outra. Lavar o rosto de manhã é importante porque elimina o suor, o excesso de oleosidade e as bactérias da noite, enquanto a limpeza de noite elimina a sujidade, a oleosidade, a maquilhagem, os poluentes ambientais e outras impurezas que se acumulam durante o dia.

A pele passa por um processo regenerativo importante durante o sono e deitar com a pele limpa pode ajudar a apoiar esse processo. Remover a maquilhagem antes de deitar (vários produtos do rosto podem ajudar neste aspeto) também é essencial para prevenir poros obstruídos.

 Devo Usar Um Produto diferente de Manhã?

Embora muitas pessoas apreciem ter um produto de limpeza facial diferente para as rotinas de manhã e de noite, trata-se inteiramente de um tema de preferência pessoal. Não há qualquer problema em usar o mesmo produto facial de manhã e à noite, caso prefiras manter uma rotina de cuidado da pele simples. De manhã, um gel de limpeza sem espuma é uma opção suave mas eficaz que pode ajudar a iniciar a tua rotina da manhã.

Para a limpeza de noite, algumas pessoas preferem a sensação de limpeza profunda de uma espuma de limpeza, uma vez que a pele tende a acumular mais resíduos durante o dia. A limpeza dupla é outro método de limpeza de noite popular e que pode ser útil na remoção de maquilhagem à prova de água, protetor solar e cosméticos à base de óleo antes de deitar. Com esta técnica, podes limpar o rosto primeiramente com um produto à base de água e, de seguida, com um produto à base de óleo.

Existem tantas variedades de produtos disponíveis que pode ser útil experimentar diferentes fórmulas para perceber a que melhor satisfaz as necessidades da tua pele. Se persistir alguma dúvida, é sempre melhor consultar um dermatologista certificado.

 Qual é o Melhor Produto de Limpeza Facial Para a Minha Rotina de Manhã?

No final de contas, não existe uma solução que funcione para todas as pessoas em termos de limpeza facial. A rotina de limpeza facial ideal irá depender de uma variedade de fatores, incluindo o tipo de pele, estilo de vida, idade, o clima local e as tuas preferências pessoais. CeraVe recomenda optar por fórmulas suaves que sejam adequadas ao teu tipo de pele e formuladas para manter a tua barreira cutânea protetora. O produto de limpeza ideal deve limpar em profundidade a superfície da pele sem a deixar estirada, desnutrida ou seca. Sugerimos que procures fórmulas sem perfume que sejam desenvolvidas com dermatologistas, testados para alergias e contenham ingredientes benéficos como ceramidas, ácido hialurónico e niacinamida.

Aqui ficam algumas considerações para teres em conta ao decidir sobre o melhor produto de limpeza facial matinal para o teu tipo de pele:

  • Pele seca: Este tipo de pele não contém a hidratação necessária, o que deverá levar a procurar por produtos de limpeza matinal hidratantes, suaves na pele e não secantes. Os preferidos para pele seca incluem, com frequência, sabonetes ligeiros e sem sabão.
  • Pele sensível: A investigação mostra que a pele sensível e altamente reativa pode beneficiar mais de produtos de limpeza líquidos suaves e sem perfume.3 
  • Pele normal: Tipicamente, as pessoas com pele normal podem optar entre a maioria dos produtos de limpeza matinal, uma vez que a sua pele não é demasiado oleosa nem seca.
  • Pele mista: Este tipo de pele deixa frequentemente uma sensação oleosa em algumas áreas (como a zona T) e seca noutras, o que torna essencial selecionar produtos de limpeza que ajudem a remover o excesso de sebo (oleosidade) sem desnutrir a pele.
  • Pele oleosa: As espumas de limpeza facial podem ser úteis na remoção do excesso de oleosidade e minimização do brilho indesejado. A limpeza dupla também pode ser particularmente útil para as pessoas com pele oleosa, segundo a Cleveland Clinic.4

 5 Produtos de Limpeza Facial de CeraVe a Experimentar para uma Limpeza suave de Manhã

CeraVe Creme de Limpeza Hidratante

O Creme de Limpeza Hidratante é um excelente produto de limpeza matinal sem espuma para pele normal a seca. Este produto facial com três ceramidas essenciais e ácido hialurónico está concebido para limpar, hidratar e refrescar a tua pele enquanto mantém a tua barreira protetora.

 CeraVe Creme Espuma de Limpeza Hidratante

Procura o Creme Espuma de Limpeza Hidratante para ajudar a remover em profundidade a sujidade e a maquilhagem sem eliminar a hidratação natural da pele. Esta fórmula com pH equilibrado, ceramidas, aminoácidos e ácido hialurónico começa por uma textura cremosa e cria uma espuma suave. É ideal para pele normal a seca, mas também pode ser usada por pessoas com pele sensível.

 CeraVe Hydrating Cleanser Bar

O CeraVe Hydrating Cleanser Bar é um produto de limpeza ideal para pessoas com pele seca. Está formulado para selar a hidratação e contém 5% do sucesso de vendas do Creme Hidratante. Adicionalmente, a fórmula sem sabão contém a Tecnologia de Libertação MVE, que proporciona um fluxo estável de ingredientes hidratantes para apoiar a pele, que fica confortável e hidratada durante todo o dia.

CeraVe Gel Espuma de Limpeza

Pode ser bom adicionar o CeraVe Gel Espuma de Limpeza à tua rotina de limpeza de manhã caso tenhas pele um pouco mais oleosa. Este produto facial com ceramidas, ácido hialurónico e niacinamida está concebido para limpar em profundidade a tua pele e remover o excesso de oleosidade sem perturbar a barreira cutânea.

CeraVe SA Gel de Limpeza Antirrugosidades

Ideal para pele normal e com tendência acneica, o CeraVe SA Gel de Limpeza Antirrugosidades é um produto de limpeza com ácido salicílico que esfolia a tua pele com suavidade. É uma ótima opção caso procures remover eficazmente a sujidade e o excesso de oleosidade de manhã ao mesmo tempo que suaviza e amacia a pele áspera do rosto.


Para mais apoio na seleção dos produtos adequados às necessidades específicas do teu tipo de pele e preocupações cutâneas, utiliza a nossa ferramenta Find My Skincare Solution.