Herpes labial: Tratamento, causas e sintomas
O vírus herpes simplex ou HSV tipo 1 é o responsável pelo aparecimento do herpes labial. A primeira exposição ao vírus ocorre, por norma, numa idade ainda jovem, após o contacto com alguém com herpes. O vírus entra em estado de latência e pode ser reativado mesmo anos após o contágio, com manifestações clínicas. Embora as lesões do herpes labial apareçam maioritariamente na zona dos lábios, não estão limitadas a esta zona, podendo manifestar-se na língua, nas bochechas, na região entre o lábio superior e o nariz, no nariz ou no seu interior e, até mesmo, no queixo. Nestes casos, é denominado herpes orofacial.
Atualmente, não existe cura para o herpes labial. As lesões podem reaparecer ocasionalmente, mas dependendo muito dos cuidados adotados por cada pessoa, a gravidade das lesões pode ser um pouco controlada, levando a uma diminuição da frequência e da duração dos episódios de herpes.
O ínicio do Herpes labial: Sintomas
Os primeiros sintomas de herpes labial começam, geralmente, com uma sensação de formigueiro, comichão e ardor. Nas 48 horas seguintes, poderão surgir pequenas vesículas com um líquido claro, que são muito contagiosas.
Estas lesões tendem a cicatrizar e secam formando crostas, cerca de dez dias após o seu aparecimento. Durante este processo, poderá ocorrer algum incómodo ou dor, no entanto, as lesões tendem a curar sem deixar marcas visíveis na pele.
No caso de haver contágio, é muito provável que a pessoa infetada não tenha noção disso, uma vez que o surgimento de sintomas pode não ser imediato. Contudo, se a pessoa for influenciada por fatores externos ou internos, relacionados com fadiga, stress, alterações hormonais ou do sistema imunitário, ou, como já referido, uma forte exposição solar, os sintomas de herpes poderão começar a surgir. É importante saber mais sobre o que é esta infeção vírica, as causas por trás do seu aparecimento e alguns tratamentos para aliviar os seus efeitos.
Herpes labial: O que fazer e não fazer?
Uma vez que já abordamos as possíveis causas que podem levar ao aparecimento de lesões, o próximo passo é saber o que fazer para evitar o contágio e minimizar o desconforto. Existem para isso, alguns passos que pode seguir:
- Opte por alimentos frescos e tenros ao invés de alimentos muito ácidos, picantes ou salgados, uma vez que estes últimos podem provocar ainda mais desconforto, levando à irritação da zona da lesão.
- Lave as mãos com sabonete e água antes e após a aplicação de qualquer tratamento no local, ou até mesmo se simplesmente tocar na pele lesada não intencionalmente. Este passo é imperativo para evitar o contágio.
- Evite tocar na lesão, ou trocar contacto de pele com pessoas enquanto a lesão não está cicatrizada, uma vez que pode correr o risco de passar o vírus a outro indivíduo. Da mesma forma, não partilhe objetos pessoais ou cosméticos que tenham estado em contacto com a lesão.
Evite os fatores que podem levar ao desenvolvimento de herpes, como a exposição solar desprotegida. Aplique hidratantes com protetor solar - no mínimo, com fator de proteção solar 15 – uma vez que já se identificou a exposição ao sol como sendo um fator que favorece o seu aparecimento.
Tratamento do Herpes labial
Existem alguns tratamentos do herpes labial que podem ajudar a aliviar os sintomas de desconforto causados pelas lesões provocadas pelo herpes labial, para além de controlar o surto. Mas até à data não existem medicamentos que curem por completo a infeção que provoca o herpes labial.
- Aquando do aparecimento de lesões, é importante manter a área infetada limpa e seca.
- Aplique compressas quentes ou frias: aplicar algo quente ou frio no herpes pode ajudar a reduzir a dor.
- Use sabonete antisséptico: o ideal é que as bolhas sejam lavadas com um sabonete antisséptico que ajuda a prevenir lesões mais graves de germes externos, evitando infeções secundárias.
- Uso de analgésicos tópicos pode ser usado para o alívio da dor e da sensação de irritabilidade ou comichão.
Existem disponíveis no mercado uma variedade de bálsamos ou cremes hidratantes, assim como pequenas compressas que são aplicadas nas lesões, podendo servir para as proteger e evitar desconforto ou intensa exposição a fatores ambientais.
A Loção Facial Hidratante da CeraVe hidrata eficazmente a pele e ajuda a reparar a barreira cutânea do rosto. Esta loção de textura ligeira, não oleosa, com 3 ceramidas essenciais e ácido hialurónico, oferece uma hidratação ao longo de todo o dia. É uma solução sem álcool adequada para peles sensíveis e que irá conferir proteção à sua pele ao garantir uma hidratação duradoura. Nos momentos em que tiver de se proteger da exposição aos raios solares UV, a Loção Facial Hidratante com FPS 50 vai permitir que tenha sempre uma proteção elevada, o que é um fator preventivo para o aparecimento do herpes labial. Desenvolvida por dermatologistas, esta solução não comedogénica, garante hidratação por 24 horas, sendo adequada para vários tipos de pele. Ao proteger a sua pele, estará a evitar o aparecimento de lesões causadas por fatores ambientais nocivos.