CeraVe Blog
Xerose senil: a secura das peles maduras

Xerose senil: a secura das peles maduras

ícone dicas e conselhos de pele CeraVe > Dicas e Conselhos

Xerose senil: a secura da pele madura

Com a idade, a pele tem tendência a secar. A secura verificada na pele madura é conhecida na área da dermatologia como xerose senil. Quais são as suas causas? Como é possível tratar este problema da pele?

O que é a xerose senil?

Talvez não saiba, mas é muito provável que já tenha tido uma xerose. Na realidade, este termo dermatológico designa apenas uma pele seca. É proveniente da palavra grega "Xero" que significa seco e "osis" que significa doença ou perturbação. A pele seca em idades mais avançadas resulta da alteração da barreira cutânea que se verifica com a idade. Utilizamos a designação xerose senil quando esta secura é causada pelo envelhecimento cutâneo.

Como é que a xerose senil se manifesta?

A xerose senil apresenta frequentemente as características que se seguem:

- Pele rugosa, que perdeu a sua flexibilidade e elasticidade.

- Pele gretada com risco de formação de feridas.

- Descamação em algumas áreas, tais como os cotovelos ou os joelhos.

- Uma sensação de prurido e repuxamento.

De forma geral, a secura cutânea que afeta as pessoas mais velhas surge sobretudo ao nível dos membros inferiores (pernas e joelhos).

Como funciona o fenómeno do envelhecimento cutâneo?

Com a idade, a pele perde pouco a pouco a capacidade de regular a sua concentração de água e hidratação. A partir dos 25 anos, o metabolismo das células começa a tornar-se mais lento. Este abrandamento do metabolismo torna-se mais significativo quando as mulheres entram na menopausa. Os lípidos da barreira cutânea, nomeadamente as ceramidas, também diminuem com o passar dos anos, o que leva inevitavelmente a uma perda de água. A película hidrolipídica presente na superfície da pele deixa de impedir que a água se evapore. Como resultado, a pele deixa de cumprir eficazmente a sua função de proteção contra as agressões e os sintomas de secura associados à idade começam a surgir. Assim sendo, é importante repor os lípidos e ácidos gordos da pele.

Quais são os cuidados a ter com a secura na pele madura?

Limpeza suave da pele

A pele seca pode ter reações adversas ao sabão e às soluções alcalinas presentes em vários produtos de limpeza, por se tratar de uma pele muito mais sensível. Por este motivo, a pele deve ser limpa com um produto suave que não desidrate a pele. Opte por fórmulas sem perfume, sem corantes, ultra suaves, sem detergentes, com pH neutro e que contenham emolientes. Deverá igualmente escolher texturas macias, tais como cremes ou óleos de limpeza.

Produtos hidratantes adaptados à pele madura

Nos casos de secura cutânea associada à idade, deverá reavaliar os produtos que utiliza nos seus cuidados da pele. A escolha dos produtos hidratantes certos é fundamental para garantir um tratamento adequado da xerose senil quando a hidratação natural começa a diminuir. Escolha produtos que contenham componentes ativos especialmente concebidos para a pele madura, tais como as ceramidas, que promovem a regeneração natural da barreira cutânea e ajudam a repor os lípidos.

Estilo de vida saudável

Além disso, é importante prestar atenção à sua alimentação. Os lípidos são os fatores naturais da hidratação. Por isso, adicione-os ao seu menu! Por último, proteja a sua pele dos raios nocivos do sol. Evite expor-se ao sol e utilize sempre um protetor solar com um índice de proteção elevado.