CeraVe Blogue

cremes-anti-envelhecimento-combate-envelhecimento

ícone dicas e conselhos de pele CeraVe > Dicas e Conselhos para a tua pele com CeraVe

Quais são os melhores cremes hidratantes para o teu tipo de pele

Neste artigo, vamos ajudar-te a identificar qual é o teu tipo de pele, bem como as características e necessidades de cada tipo de pele. Vamos também salientar a importância da hidratação e como escolher o melhor creme hidratante para manter a pele saudável e cuidada.

protetor solar pele oleosa e acneica

Primeiro passo para escolher o melhor hidratante: Identificar o tipo de pele

Identificares o teu tipo de pele é essencial para que escolhas o melhor hidratante. É importante saberes que o tipo de pele pode variar ao longo do tempo e será afetado por fatores hormonais, radiação solar, dieta, falta de sono e stress.

Identificar que tipo de pele tens é essencial para escolheres o hidratante que melhor se adapta às necessidades da tua pele. Por exemplo, o melhor creme para a pele oleosa deve ser leve e que não obstrua os poros. No entanto, o melhor creme hidratante para a pele extra seca deve apresentar soluções mais ricas e emolientes que ajudem a reter a água da pele e que proporcione uma hidratação duradoura.

De seguida, apresentamos mais pormenorizadamente as características dos diferentes tipos de pele e os produtos mais adequados para cada um deles:

Características da pele oleosa

A pele oleosa ou com tendência para a oleosidade é frequentemente caracterizada por uma secreção aumentada de sebo, o que resulta no aparecimento de brilho, poros dilatados e até numa maior propensão para o aparecimento de manchas. Seguindo estas recomendações, podes cuidar da tua pele e atenuar o aparecimento de marcas:

  • Escolhe um hidratante para pele oleosa em gel ou uma loção com uma textura leve e de rápida absorção.
  • Opta por hidratantes não comedogénicos.
  • Procura fórmulas “oil free”, ou seja, sem agentes gordurosos, e que contenham ingredientes com propriedades queratolíticas e seborreguladoras, como o ácido salicílico, e ingredientes calmantes, como a niacinamida.

Não te esqueças de hidratar a pele. Por vezes, as pessoas com pele oleosa tendem a utilizar em excesso produtos muito adstringentes e, ao mesmo tempo, deixam de aplicar produtos hidratantes, conduzindo à desidratação da pele, e por consequência à sensação de comichão, repuxamento, etc. Por isso, é importante escolheres um creme para pele oleosa, com ingredientes ativos específicos e aplicá-lo de manhã e à noite, após a limpeza. Isto ajudará a equilibrar a pele e a mantê-la hidratada. A hidratação continua a ser essencial para este tipo de pele, pois mantém a barreira protetora da pele e evita a sua desidratação.

Para se manter uma pele com estas características e com um aspeto visivelmente saudável, é essencial seguir uma rotina diária de cuidados específicos para a pele oleosa.

Características da pele mista

A pele mista distingue-se por uma combinação de áreas secas e áreas oleosas no rosto. O controlo deste tipo de pele pode ser difícil, uma vez que requer um equilíbrio entre os dois tipos de pele. A zona T (testa, nariz e queixo) é mais propensa a um aumento da secreção sebácea, enquanto as bochechas tendem a ser mais secas.

As pessoas com este tipo de pele podem apresentar borbulhas, pontos negros e poros dilatados nas zonas oleosas, enquanto as zonas mais secas podem sentir-se repuxadas, com prurido ou escamosas. É essencial manter a integridade da barreira cutânea enquanto se hidrata o rosto. Deste modo, é aconselhável utilizar um creme para pele mista com texturas leves que sejam rapidamente absorvidos e que contenham ingredientes ativos como o ácido hialurónico, com propriedades hidratantes, e fitoceramidas essenciais, que ajudarão a manter e/ou a reparar a integridade da barreira cutânea.

protetor solar pele oleosa e acneica

Características da pele seca

A pele seca caracteriza-se pelo comprometimento da integridade da barreira cutânea, uma vez que o teor de lípidos e de fatores hidratantes é reduzido. A pele tem um aspeto baço, com poros impercetíveis e um toque áspero ou mesmo rugoso, podendo ter tendência a descamar.

O calor e o frio intensos reduzem os fatores naturais de hidratação, agravando a secura deste tipo de pele. É comum que estas pessoas sintam comichão e desconforto quando a sua pele está irritada.

Para ajudar a combater os problemas associados a este tipo de pele, devem ser fornecidos elementos nutritivos, hidratantes e reconstituintes, como o ácido hialurónico, a glicerina e as fitoceramidas, que irão hidratar e compensar as deficiências lipídicas deste tipo de pele, enquanto reparam a barreira cutânea.

Para além de seguir esta rotina, existem outros complementos que se podem adequar para melhorar o aspeto da pele seca. Por exemplo, utiliza água morna e um produto de limpeza específico para a pele seca quando tomas duche ou limpas o rosto. Também podes tentar utilizar um humidificador em casa para adicionar humidade ao ar e manter a tua pele hidratada.

Causas para a pele seca e a necessidade de usar um creme hidratante

A pele seca é bastante comum e afeta muitas pessoas. Existem vários fatores que podem exacerbar ou desencadear a pele seca:

  • Falta de hidratação e humidade: Quando o corpo não tem a quantidade necessária de água, a pele pode ficar seca e escamosa. Beber água suficiente e manteres-te hidratado é essencial para manter a pele com um aspeto saudável.
  • Envelhecimento: A pele seca caracteriza-se por uma menor atividade das glândulas sebáceas e o envelhecimento tem também um impacto importante na atividade destas glândulas.
  • Tomar duche ou banho regularmente com água quente: Esta mudança de temperatura pode retirar à pele os seus óleos naturais, provocando secura.
  • Exposição excessiva ao sol: Quando estamos expostos ao sol, a proteção da pele é reduzida e a perda de água transepidérmica é aumentada, resultando numa maior secura.
  • Dieta deficiente em nutrientes essenciais: Comer alimentos ricos em ácidos gordos essenciais, como o salmão e o abacate, pode ajudar a manter a pele hidratada e flexível.
  • Utilizar sabonetes e produtos adstringentes: Muitos sabonetes e produtos de cuidados da pele contêm ingredientes que podem retirar os óleos naturais da pele, provocando secura. Para evitar esta situação, recomenda-se a utilização de produtos especificamente concebidos para peles delicadas e com um pH neutro.
  • A esfoliação excessiva também pode contribuir para a pele seca, uma vez que pode remover o escudo protetor da pele.
  • Certos medicamentos ou patologias, como a diabetes, podem provocar um aumento da secura cutânea.

como a diabetes

A pele seca pode surgir em qualquer parte do corpo, mas há quatro zonas principais onde aparece com mais frequência: as mãos, os braços, as pernas e, sobretudo, os pés. Com a chegada do Verão, os pés ficam mais gretados e com um aumento de calosidades, pelo que se recomenda um cuidado redobrado durante esta época do ano com cremes hidratantes adequados.

protetor solar pele oleosa e acneica

O Creme Renovador de Pés da CeraVe oferece uma solução para estes cuidados. Enriquecido com ácido salicílico, ceramidas e ácido hialurónico, ajuda a restaurar a barreira cutânea e a proporcionar uma hidratação intensa. Ajuda também a suavizar e a esfoliar, facilitando a remoção das células mortas e deixando os pés mais suaves. Com uma utilização regular, conseguirás obter pés mais macios e suaves.

A importância da utilização de um creme hidratante para a nossa pele

Uma das vantagens mais notáveis de utilizar diariamente um hidratante é ajudar a manter a nossa pele hidratada e nutrida e, como consequência, prevenir o envelhecimento prematuro. Diminui a aparência das rídulas e das rugas, preservando a firmeza e a elasticidade da pele. Aqui estão algumas das vantagens do uso diário de um creme hidratante:

  • Melhora a textura e o tom da pele, dando-lhe um aspeto mais saudável e luminoso.
  • Suaviza e acalma a pele irritada, reduzindo a vermelhidão e a inflamação.

Nota: A hidratação é a chave para manter a pele saudável e com um aspeto jovem, protegendo-a das agressões externas.

Quais são os melhores hidratantes para o meu tipo de pele?

Existem diferentes opções de produtos e tratamentos recomendados para diferentes tipos de pele.

Creme hidratante para a pele oleosa

Estás à procura de um creme para a pele oleosa? Procura fórmulas leves que contenham ingredientes ativos reguladores da secreção sebácea como o ácido salicílico, e hidratantes como o ácido hialurónico. Além disso, não te esqueças que a barreira cutânea deste tipo de pele também precisa de ser reparada, pelo que a inclusão de fitoceramidas, especificamente ceramidas 1, 3 e 6 (tipo II), é uma obrigação, uma vez que ajudarão a preservar e/ou reparar a barreira cutânea.

O Gel Controlo Imperfeições da CeraVe é um hidratante para peles oleosas e com tendência acneica, sem álcool, nem perfumes, sem causar irritação. A sua fórmula contém ácido salicílico, ácido láctico e ácido glicólico como ingredientes ativos para corrigir as imperfeições, e niacinamida e as três ceramidas essenciais, que ajudam a restaurar a barreira cutânea.

Blemish Control Gel

Nota: A hidratação da pele é essencial, mesmo que a tua pele seja oleosa.

Creme hidratante para a pele mista

Se a tua pele é uma combinação de seca e oleosa, podes ter dificuldade em encontrar o creme para pele mista ideal. A pele mista pode ser difícil de equilibrar e manter hidratada. Felizmente, existem cremes formulados especificamente para este tipo de pele para ajudar a mantê-la sob controlo.

A Loção Hidratante da CeraVe, será a escolha mais adequada para as peles normais e mistas. A sua fórmula contém ácido hialurónico para hidratar a pele, uma vez que é capaz de absorver mil vezes o seu peso em água, e fitoceramidas, especificamente ceramidas 1, 3 e 6 - tipo II, para reparar e proteger a barreira cutânea. Além disso, a Loção Hidratante possui a tecnologia multivesicula, graças à qual, com uma única aplicação, a hidratação é garantida durante 24 horas. Numa textura que é imediatamente absorvida.

protetor solar pele oleosa e acneica

Creme hidratante para a pele seca

A secura da epiderme pode ser uma situação incómoda e desconfortável, especialmente em climas frios. Escolher o creme para pele seca certo pode ser um desafio, mas existem muitas alternativas que podem ajudar a acalmar e hidratar a pele seca.

Ao tentar escolher um hidratante para a pele seca, é essencial encontrares um que contenha ingredientes ativos que proporcionem uma hidratação a longo prazo. Procura produtos que contenham ácido hialurónico, glicerina e ceramidas.

O Creme Hidratante da CeraVe é perfeito para as peles mais secas. Contém ácido hialurónico, que ajuda a reter a humidade, ceramidas, que reparam e protegem a barreira cutânea, e glicerina, conhecida pelas suas propriedades hidratantes e emolientes, tornando-o no melhor creme hidratante para pele extra seca pois proporciona uma hidratação profunda e duradoura durante 24 horas para as peles mais secas.

protetor solar pele oleosa e acneica

Hidratante com fotoproteção

A radiação solar está presente 365 dias por ano e tem um impacto significativo na qualidade da pele. Acelera o fotoenvelhecimento e afeta a integridade da função de barreira, uma vez que as radiações UVB e UVA diminuem o teor de ceramidas na nossa pele.

Por isso, é muito importante incluir na rotina diária um creme hidratante com protetor solar capaz de fornecer à superfície da pele as ceramidas essenciais, bem como uma proteção muito elevada contra a radiação UV, numa textura fácil de aplicar e que hidrata a pele. A utilização de um hidratante com fotoproteção é de grande importância, pois não só ajuda a reter a humidade, como também protege a pele dos efeitos nocivos da radiação UV.

protetor solar pele oleosa e acneica

Podes encontrar o creme hidratante com protetor solar para o rosto que procuras na CeraVe. Dentro dos produtos hidratantes da Cerave, podemos distinguir duas loções com SPF, a Loção Facial Hidratante SPF 30 e a Loção Facial Hidratante SPF 50. Estas loções incluem, na sua formulação, as três fitoceramidas essenciais e a tecnologia multivesicular, graças à qual se conseguirá uma hidratação sustentada durante 24 horas com uma única aplicação. Destacamos também o ácido hialurónico, a glicerina e a niacinamida. O resultado são loções leves e não oleosas em fórmulas sem perfume, adequadas a todos os tipos de pele e que podem ser recomendadas para peles sensíveis.

Escolhe o hidratante que melhor se adapta a ti

Descobrir a loção hidratante perfeita para a tua pele pode fazer uma enorme diferença no seu aspeto e textura. Se tens a pele oleosa ou com tendência para a acne, deves optar por um creme não comedogénico para evitar obstruir os poros ou aumentar a produção de sebo.

Para quem tem pele mista, encontrar o hidratante certo pode ser um pouco mais complicado. Uma pele mista significa que algumas áreas do rosto são oleosas e outras são secas. Por isso, opta por uma loção leve e não oleosa que seja rapidamente absorvida.

Se tens a pele seca, um creme rico e hidratante é essencial. O principal objetivo de uma loção é restaurar as ceramidas da pele e assegurar a sua hidratação, deixando a epiderme macia e flexível.