CeraVe Blog
cerave-cleanser-week-blog

semana de limpeza de cerave

ícone dicas e conselhos de pele CeraVe > Dicas e Conselhos

Quais são os cuidados de limpeza que tens com a tua pele? No que toca a cuidados de rosto, a escolha do produto de limpeza e a forma a mesma é feita são muitas vezes postos em segundo plano, especialmente quando comparados com a escolha de séruns ou outros tratamentos de pele.

Contudo, se perguntares ao teu dermatologista vais perceber que o passo da limpeza faz, na realidade, uma grande diferença.

Para perceber melhor os hábitos do consumidor, a CeraVe em parceria com dermatologistas realizou um estudo com mais de 10,000 participantes de 23 países, para perceber melhor os seus hábitos e preferências de limpeza. Vamos partilhar aqui algumas das conclusões mais interessantes deste estudo, bem como algumas dicas e perspetivas dos dermatologistas envolvidos. Dos participantes deste estudo:

69% dos participantes utilizam água morna e quente para limpar o rosto

A temperatura da água com que limpas o rosto é importante. Os dermatologistas envolvidos na elaboração do estudo recomendam utilizar água fria ou, no máximo, água morna. A água quente pode levar ao aumento da sensibilidade da pele em algumas pessoas e comprometer assim a sua barreira.

67% dos participantes não utilizam um produto de limpeza com pH neutro

A pele tem um pH que ronda os 5.5. Este Ph ligeiramente ácido é importante na formação de uma barreira que te protege de fatores externos. Quando utilizas um sabonete que não é adequado ao teu tipo de pele podes potenciar o aumento do pH da barreira da pele e comprometer a sua função. Os dermatologistas envolvidos na elaboração do estudo recomendam a utilização de um produto de limpeza com pH neutro que não perturbe a barreira de hidratação da pele.

42% dos participantes utilizam apenas água para limpar o rosto

A água pode entregar uma sensação refrescante no rosto; no entanto, a limpeza do rosto apenas com água não é suficiente para remover impurezas e excesso de sebo, maquilhagem ou até protetor solar. Ao limpar o rosto com um produto de limpeza suave, promovemos a saúde da pele e potenciamos os resultados da restante rotina de cuidados de rosto.

31% dos participantes sentem a pele repuxada após a limpeza de rosto

A sensação de pele repuxada após a limpeza indica que a mesma removeu em excesso o óleo natural da pele. A nossa pele produz um óleo natural que ajuda também a protegê-la. Se utilizas frequentemente um sabonete ou produto de limpeza que não é adequado ao teu tipo de pele podes potenciar uma pele mais sensível e irritada.

30% dos participantes pensam que a limpeza não ajuda a reequilibrar a barreira da pele

É possível ver muitas vezes este mito a ser difundido nas redes sociais. Um produto de limpeza adequadamente formulado e adaptado ao teu tipo de pele não vai remover em excesso os óleos naturais da pele; vai, sim, entregar à mesma ingredientes que promovem uma pele mais saudável. Procura produtos de limpeza que contenham ingredientes como ceramidas, ácido hialurónico e niacinamida.

Num mundo em que os consumidores estão cada vez mais a procurar conselhos de cuidados de rosto online, perceber estas tendências pode ajudar a facilmente identificar boas práticas de limpeza de pele. Se tiveres dúvidas sobre quais os hábitos de limpeza adequados à tua pele, consulta o teu dermatologista.

Estudo CeraVe em formato survey conduzido online pela IPSOS a mais de 10,000 participantes de 23 países.