SPF
Xerose senil: a secura das peles maduras

Resumo

Os produtos híbridos para o cuidado da pele tornaram-se muito populares nos últimos tempos e é fácil entender porquê. Estes produtos inovadores dois em um estão concebidos para ajudar a simplificar a tua rotina de cuidado da pele. Assumem os diferentes passos da rotina de cuidado da pele e combinam-nos numa única fórmula prática e versátil. Os produtos de limpeza facial esfoliantes são só um exemplo de produto híbrido que pode oferecer vários benefícios para a tua pele. Como qualquer bom produto de limpeza facial, limpam a tua pele da sujidade, excesso de oleosidade, suor e outras impurezas, mas também ajudam a eliminar com suavidade as células mortas da pele para promover uma pele mais lisa e suave. Estes produtos de limpeza estão disponíveis em várias formas e, em geral, podem ser utilizados pela maioria dos tipos de pele como parte de uma rotina completa de cuidado da pele. De seguida, detalhamos algumas das principais vantagens dos produtos de limpeza esfoliantes e vamos mostrar-te algumas fórmulas CeraVe adequadas para o uso diário.

Factos sobre os Produtos de Limpeza Esfoliantes

  • Os produtos de limpeza facial e os esfoliantes para o rosto são produtos com múltiplas funções que proporcionam simultaneamente à tua pele benefícios de limpeza e uma leve esfoliação.
  • Estes produtos de limpeza eliminam a sujidade, o excesso de oleosidade, o suor e outras impurezas da tua pele, enquanto eliminam a acumulação de células mortas da pele.
  • A maioria dos tipos de pele podem incorporar um produto de limpeza facial esfoliante na tua rotina de cuidado da pele, mas é importante selecionar uma fórmula suave sem perfume, desenvolvida com dermatologistas e criada para ajudar a manter a barreira protetora da pele.
  • Os produtos de limpeza esfoliantes podem conter esfoliantes físicos (como os esfoliantes faciais) ou químicos, como beta-hidroxiácidos (BHA) e alfa-hidroxiácidos (AHA).

O Que É um Produto de Limpeza Facial Esfoliante?

Um produto de limpeza facial esfoliante é um tipo de produto de limpeza facial que contém um ou mais esfoliantes na sua formulação. Estes produtos de cuidado da pele são considerados principalmente como produtos de limpeza facial - isto significa que a sua finalidade principal é dissolver e eliminar a sujidade, o suor, a maquilhagem e outras impurezas. Mas também proporcionam o benefício extra de uma esfoliação leve. Existem produtos de limpeza esfoliantes em muitas e diversas formas, entre elas espumas de limpeza com ácido salicílico e esfoliantes faciais com pérolas de jojoba.

O Que Faz um Produto de Limpeza Facial Esfoliante pela tua Pele?

Estes produtos de limpeza têm uma dupla função – eliminam as impurezas da superfície da tua pele e as células mortas. Alguns também proporcionam uma limpeza mais profunda e benefícios mais específicos, como suavizar a textura áspera da pele e refinar a superfície da tua pele.

O modo de esfoliação destes produtos de limpeza dependerá de terem esfoliantes para o rosto químicos ou físicos. Os esfoliantes físicos utilizam materiais físicos para eliminar as células mortas da pele. Alguns esfoliantes físicos (como os esfoliantes faciais com pérolas duras) podem arranhar a pele ou causar irritação, pelo que é possível que não sejam adequados a todos os tipos de pele. Por outro lado, os esfoliantes químicos (como os BHA e os AHA) atuam para dissolver a pele morta e podem ser utilizados na generalidade pela maioria dos tipos de pele (dependendo da formulação).

Os produtos de limpeza para eliminar as células mortas da pele também podem, por vezes, incluir os benefícios tanto da esfoliação física como da química numa fórmula suave mas eficaz, como por exemplo, CeraVe SA Cleanser Bar for Rough & Bumpy Skin.

Quem Deve Utilizar um Produto de Limpeza Facial Esfoliante?

A maioria das pessoas podem utilizar um produto de limpeza facial esfoliante, sempre e quando o produto de limpeza selecionado seja suave para a pele e adequado ao seu tipo de pele. Dito isto, existem algumas pessoas que podem beneficiar mais de incluir a esfoliação na sua rotina de limpeza. A esfoliação pode ajudar a manter os poros limpos, o que é especialmente útil para quem tem a pele oleosa e com tendência acneica, propensa a ter poros obstruídos e pontos negros.

Também podes considerar a possibilidade de um produto de limpeza facial esfoliante se for a primeira vez que fazes esfoliação. Dado que seguramente já lavas o rosto todos os dias, os produtos de limpeza esfoliantes podem ser uma forma fácil e confortável de incorporar a esfoliação na tua rotina. Se tiveres problemas cutâneos como falta de brilho, textura áspera da pele e uma tez irregular, um produto de limpeza facial esfoliante também pode ser uma forma eficaz de obter uma pele mais lisa, suave e luminosa.

Os Benefícios de Usar um Produto de Limpeza Facial Esfoliante

Os produtos de limpeza facial e os esfoliantes faciais oferecem várias vantagens que podem ajudar a alcançar os objetivos da tua pele. Continua a ler para explorar algumas das vantagens de incorporar um produto de limpeza esfoliante suave na tua rotina.

Simplifica a tua rotina de cuidado da pele

Como dito anteriormente, estes produtos de limpeza de dupla ação comportam dois benefícios para a tua pele: limpeza e esfoliação. Por isso, são uma opção ideal para poupar tempo e se preferir um método mais simples para a tua rotina de cuidado da pele.

Elimina a sujidade, o excesso de oleosidade e o suor da superfície da pele

Lavar o rosto é um dos passos mais básicos e fundamentais da tua rotina de cuidado da pele. Este passo fundamental ajuda a eliminar o excesso de sebo, bactérias, suor, sujidade e outras impurezas que se podem acumular na pele. Não limpar adequadamente a pele destas impurezas, pode conduzir à obstrução dos poros e provocar surtos de acne, falta de brilho e um grande número de outros problemas cutâneos. A American Academy of Dermatology (AAD) recomenda lavar o rosto duas vezes por dia (e após transpirar) com um produto de limpeza que seja adequado ao teu tipo de pele.1,2

Ajuda a prevenir a obstrução dos poros

Se procuras ter os poros desobstruídos, uma solução é utilizar o produto de limpeza facial ou um esfoliante facial com ácido salicílico. A obstrução dos poros ocorre quando as células mortas da pele, a sujidade ou a oleosidade ficam retidas nos poros (pequenas aberturas da pele que libertam suor e oleosidade) .  A investigação demonstra que a utilização de esfoliantes faciais químicos—como por exemplo o ácido salicílico e o ácido glicólico—podem ajudar a desobstruir os poros3 

Ajuda a eliminar a acumulação de células mortas da pele

A pele renova-se constantemente mediante um processo conhecido como renovação celular da pele. No entanto, há muitos fatores que podem influenciar a renovação celular da pele, como práticas inadequadas de cuidado da pele ou viver num clima seco. A investigação demonstra também que a taxa de renovação celular abranda à medida que se envelhece. Isto pode provocar a acumulação de células mortas da pele na superfície da pele, deixando a pele com um aspeto áspero, sem brilho, seca ou escamosa.4 Os produtos de esfoliação, como os produtos de limpeza esfoliantes, ajudam a eliminar suavemente estas células mortas para obter uma pele de aspeto mais saudável.

Contribui para uma pele mais lisa e refinada

A esfoliação regular pode ser especialmente útil para qualquer pessoa cuja pele tem uma textura áspera e irregular. Quando se lava o rosto com um produto de limpeza esfoliante, isso pode ajudar a polir e refinar a superfície da pele mediante a eliminação das células mortas da pele.  Com o uso regular, irás sentir a tua pele mais suave ao toque e com uma textura mais lisa.

Melhora o aspeto das linhas finas e das rugas

Os produtos de limpeza facial esfoliante também pode ser uma ferramenta útil para tratar problemas cutâneos comuns, como as linhas finas e as rugas. Quando as células mortas e secas se acumulam sobre a pele, podem fazer com que surjam linhas finas e rugas mais marcadas. A eliminação das células mortas da pele com um esfoliante pode ajudar a que a tua pele pareça mais jovem, com linhas finas e rugas menos visíveis.

Promove uma tez regular

A acumulação de células mortas da pele pode ter outro efeito indesejado na pele — pode provocar uma tez sem brilho, com marcas e irregular. A limpeza regular da pele morta pode ajudar a obter uma tez mais uniforme e radiante.

Qual é o Melhor Produto de Limpeza CeraVe para Esfoliar a Pele Áspera?

Os produtos de limpeza esfoliantes suaves de CeraVe são desenvolvidos em colaboração com dermatologistas, suaves para a pele, sem perfume e formulados com ingredientes benéficos (como ácido hialurónico e niacinamida). Como em todos os produtos CeraVe, os produtos de limpeza contêm três ceramidas essenciais e estão concebidos para ajudar a manter a barreira protetora natural da pele.

CeraVe Renewing SA Cleanser

O SA Gel de Limpeza Antirrugosidades é um produto de limpeza com ácido salicílico que proporciona uma esfoliação química suave e não irritante sem micropérolas agressivas (que podem arranhar a pele). Este produto de limpeza ajuda a suavizar e alisar a pele e também limpa suavemente para eliminar a sujidade, o excesso de oleosidade e outras impurezas. A fórmula não contém perfume, não resseca, não é comedogénica e pode ser utilizada no rosto e no corpo. Inclui ácido hialurónico, niacinamida e vitamina D e é uma opção ideal para qualquer pessoa com pele normal ou pele oleosa.

CeraVe SA Cleanser Bar for Rough & Bumpy Skin

Se preferires uma opção confortável de produto de limpeza em sabonete, experimenta CeraVe SA Cleanser Bar for Rough & Bumpy Skin. Como dito anteriormente, este sabonete sem sabão combina a esfoliação física e química com ácido salicílico e pérolas esféricas de jojoba. Limpa suavemente as células mortas da pele para melhorar o aspeto e o toque da pele áspera e irregular—sem alterar a barreira cutânea ou deixar a pele tensa ou seca.

CeraVe Acne Control Cleanser

Para a pele oleosa e com tendência acneica, opta por o Gel de Limpeza Controlo de Imperfeições. Com 2% de ácido salicílico, ceramidas e ácido hialurónico, este produto de limpeza de uso diário realiza uma esfoliação química para ajudar a desobstruir os poros. Também está formulado com argila purificadora para ajudar a absorver o excesso de oleosidade. A utilização regular deste produto de limpeza pode ajudar a eliminar o acne, reduzir os pontos negros e melhorar o aspeto dos poros dilatados. Deixa a pele suave, lisa e hidratada com um brilho mínimo.

Como Incluir um Produto de Limpeza Facial Esfoliante na tua Rotina de Cuidado da Pele?

Estes são alguns conselhos a ter em conta ao adicionar um produto de limpeza facial ou um esfoliante facial suave na tua rotina diária para uma pele de aspeto saudável

Seleciona um produto adequado ao teu tipo de pele

Como mencionado anteriormente, é importante consultar a etiqueta do produto para assegurar que o produto de limpeza selecionado está formulado para o teu tipo de pele, seja oleosa, seca, normal, mista ou sensível.

Procura fórmulas suaves que protejam a barreira cutânea

CeraVe recomenda selecionar produtos de limpeza esfoliantes que contenham ceramidas na sua fórmula, um componente essencial para a barreira protetora da sua pele. Descobre mais sobre as três ceramidas essenciais de CeraVe na nossa página sobre ceramidas.

Identifica o tipo adequado de esfoliação para as necessidades da tua pele

Compreender a diferença entre esfoliação química e física pode ajudar a selecionar o melhor produto de limpeza esfoliante suave para as necessidades da tua pele. A American Academy of Dermatology recomenda optar por um esfoliante químico médio caso tenhas a pele seca ou sensível, uma vez que a esfoliação física pode provocar irritação nestes tipos de pele.5 

Usa o teu produto de limpeza facial esfoliante corretamente

Os produtos de limpeza esfoliantes estão disponíveis em muitas fórmulas, pelo que é essencial que leias atentamente a etiqueta do produto para assegurar que o utilizas corretamente. Verifica sempre se o produto de limpeza pode ser usado diariamente e se deve ser aplicado no rosto, corpo ou em ambos.

Começa lentamente em caso de pele sensível

Estes produtos de limpeza têm muitos benefícios, mas podem não ser adequados a todas as pessoas. É importante começar lentamente caso seja a primeira vez que fazes uma esfoliação. Consulta sempre um dermatologista certificado em caso de dúvidas ou perguntas sobre como podes incluir a esfoliação na tua rotina de cuidado da pele.

Aplicar depois do creme hidratante e protetor solar

Nenhuma rotina de cuidado da pele adequada está completa sem a aplicação de um creme hidratante facial e um protetor solar (para o dia). A Loção Facial Hidratante com FPS 30 e FPS 50 de largo espectro e a Loção Facial Hidratante de CeraVe são a combinação perfeita para as rotinas da manhã e da noite.