SPF
protecao-solar-da-barreira-da-pele

Resumo

Quando se trata de cuidar da barreira da pele, muitas pessoas tendem a pensar em creme hidratante. Faz sentido - a barreira natural da pele tem necessidade de imensa hidratação para funcionar adequadamente. No entanto, também é importante não esquecer o papel importante que o FPS (Fator de Proteção Solar) em produtos de proteção solar desempenha na proteção da barreira da pele. Quer seja mineral ou químico, o protetor solar para o cuidado da barreira da pele é fundamental, uma vez que a exposição (UV) pode contribuir para queimaduras solares (a curto prazo) e para a secura, o envelhecimento prematuro da pele ou o cancro da pele (a longo prazo). E, contrariamente à crença popular, a utilização de protetor solar não é importante para a barreira protetora da pele apenas quando se está na praia: Devia ser um componente central da rotina diária de cuidados de pele. Mais à frente, aprofundaremos a relação entre os raios solares UV e a barreira da pele. Também oferecemos dicas úteis sobre como ajudar a proteger a barreira da pele e como contribuir para uma pele com um aspeto saudável durante 365 dias por ano.

Factos sobre FPS e sobre a Barreira da Pele

  • A utilização diária de proteção solar pode ajudar a proteger a barreira da pele de danos provocados pela exposição nociva aos raios UVA e UVB.
  • Existem dois tipos de filtros solares utilizados em produtos de proteção solar: mineral (que forma uma barreira física na pele para ajudar a refletir os raios UV) e químico (que ajuda a absorver os raios UV).
  • Os especialistas recomendam a utilização de um protetor solar de largo espetro com um FPS com um valor de, pelo menos, 30 todos os dias, faça chuva ou faça sol. Também é importante voltar a aplicar o protetor solar com regularidade - pelo menos a cada duas horas ao longo do dia e depois de transpirar ou nadar.
  • A investigação mostra que um protetor solar de largo espetro pode ajudar a manter a barreira da pele e ajudar a prevenir alguns sinais do envelhecimento da pele.1

O que é a Barreira da Pele?

A barreira da pele (formalmente conhecida como estrato córneo) é a primeira linha de defesa da sua pele contra o mundo exterior. Esta barreira protetora é a camada mais exterior da sua pele e é composta por cerca de 50% de ceramidas, 25% de colesterol e 10-25% 2 A barreira da pele tem muitas funções importantes, mas acima de tudo, funciona para ajudar a manter as substâncias benéficas na sua pele e os elementos nocivos fora.

Ajuda a proteger contra agressores externos (como a radiação UV e a poluição do ar) e ajuda a garantir que consegue reter água sem perder demasiada hidratação pela pele. A integridade da barreira da pele desempenha um papel importante no aspeto e na sensação da pele: A perturbação da barreira da pele pode levar a um conjunto de preocupações com a pele, desde a secura até à acne, à irritação cutânea e à sensibilidade.

Como é que a exposição solar afeta a Barreira da Pele?

A investigação mostra que a radiação UV pode perturbar a barreira da pele tanto direta como indiretamente.3 4 Diretamente, os raios UV podem danificar as células da pele - e este dano acumula-se ao longo do tempo. A exposição à radiação UV também pode reduzir a capacidade da pele em reter eficazmente a hidratação, o que pode levar a que a pele tenha um aspeto seco, escamoso e áspero.

Indiretamente, a exposição à radiação UV pode gerar radicais livres. Estes compostos podem danificar as células da pele e podem contribuir, potencialmente, para o desenvolvimento de vários problemas de pele ao longo do tempo, incluindo dermatite atópica (também conhecida como eczema)- uma condição de pele que pode provocar pele excessivamente seca e com prurido.

O que mais pode enfraquecer a Barreira da Pele?

A exposição solar não é a única coisa que pode perturbar a barreira protetora da pele. Outros possíveis agressores podem incluir:

  • Determinadas condições climatéricas (como baixa humidade)
  • Utilização de produtos abrasivos
  • Excesso de esfoliação da pele
  • Práticas de cuidados da pele desadequados
  • Não aplicar um cuidado hidratante

Sinais de que a sua pele pode estar comprometida

A barreira da pele enfraquecida pode estar ligada a inúmeras preocupações com a pele, desde uma pequena secura e aspereza até uma secura mais significativa, fissuras, vermelhidão, descamação e peeling. Muitas vezes, a barreira da pele danificada resulta em algum desconforto e pode aumentar a sensibilidade da pele. Outras preocupações que podem estar ligadas a uma barreira da pele comprometida incluem acne, opacidade e perda de elasticidade da pele.

Se desconfiar de que a barreira da pele pode estar perturbada, consulte um dermatologista certificado para uma avaliação exata da pele e aconselhamento personalizado. O seu dermatologista pode ajudá-lo a constituir uma rotina diária que apoie a barreira protetora da pele e ajude a abordar a sensibilidade ou outros problemas de pele.

Como é que o FPS protege a Barreira da Pele?

O FPS em produtos de proteção da pele pode ajudar a apoiar a barreira da pele absorvendo ou refletindo a radiação UV, o que ajuda a minimizar o dano quando está exposta aos raios solares. No entanto, é importante escolher o protetor solar adequado para garantir que se está a obter a máxima proteção. A American Academy of Dermatology (AAD) recomenda a utilização de uma fórmula de largo espetro com um valor de FPS de pelo menos 30.5 Também, é essencial garantir que se aplica o suficiente: No geral, para a Skin Cancer Foundation, deve-se utilizar uma dose do tamanho de uma moeda para o rosto.6

Como integrar a Proteção Solar na Sua Rotina Diária

Selecionar produtos de proteção solar com ceramidas

Para apoiar a barreira da pele, recomendamos selecionar produtos de proteção solar com ceramidas. Como referido acima, as ceramidas são um componente essencial da barreira da pele. Estes lípidos são, na verdade, a cola que mantém as células da pele unidas e ajudam a manter a barreira da pele intacta. Um estudo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology concluiu que uma utilização diária de um protetor solar com FPS 30 com ceramidas pode ajudar a aumentar a hidratação da pele e a diminuir consideravelmente a perda de água transepidérmica (TEWL).7

Todos os protetores solares e hidratantes com FPS CeraVe são formulados com as nossas três ceramidas essenciais para ajudar a manter a barreira protetora da sua pele. Também contêm outros ingredientes benéficos que ajudam à hidratação da pele, como o ácido hialurónico e a niacinamida.

Utilizar FPS diariamente e voltar a plicar com frequência

A investigação mostra que a maioria dos danos solares ocorrem da exposição solar quotidiana intermitente, como quando se vai e regressa do trabalho, ou se passeia o cão.8 Como tal, é fundamental utilizar protetor solar sempre que se é atingido por raios solares. Isso também inclui a exposição solar no interior: os raios UVA conseguem penetrar através do vidro e afetar a barreira da sua pele, mesmo quando se encontra no interior.

Ajude a proteger a sua pele ao trocar o seu hidratante habitual por uma opção com FPS como CeraVe AM Facial Moisturizing Lotion. Este hidratante de rosto multifunções com FPS 30 de largo espetro hidrata, ajuda a proteger contra os danos solares e ajuda a manter a barreira de proteção da pele. Como qualquer produto de proteção solar, lembre-se de voltar a aplicar a cada duas horas (ou depois de transpirar, nadar ou limpar com uma toalha) para uma proteção solar adequada.

Adotar hábitos solares seguros

Para além de ser diligente em relação à utilização de proteção solar, pode manter a barreira da pele protegida dos raios solares adotando hábitos solares seguros. The U.S. Food and Drug Administration (FDA) recomenda evitar a luz do sol direta durante as horas de pico do sol, utilizando vestuário protetor e mantendo-se à sombra sempre que possível.9

Para selecionar o produto adequado para o seu tipo de pele específico e preocupações com a pele, utilize a nossa ferramenta Find My Skincare Solution.